Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Porque um Spin
04/11/2013, 20:50 (Resposta editada pela última vez em: 04/11/2013 20:51 por HAYMAN.)
Resposta: #1
Porque um Spin
Há quase um ano postei isso em dois blogs na Internet:

As pessoas perguntam porque a GM não usou o seu ótimo motor 1,8 16v ECOTEC nesse carro. Como assim porque? Porque esse motor 1.8 com 132 cv é o motor do Cruze, o sedã médio da GM, que custa a partir de 60.000. A Spin é um carro de 45.000. Só mesmo em um sonho a Toyota colocaria o motor do Corolla num carro como o Etios (de 45,000), a Honda colocaria o motor do do Civic num Fit (48,000) e… a GM colocaria o motor do Cruze num Cobalt ou Spin (45,000).
Voltando ao assunto, fiz uma ampla pesquisa de mercado e acabei comprando a SPIN. A razão é simples: não há concorrente para esse tipo de carro nesta faixa de preço.
Para mim, os motores 1,6 da Renault, que equipam os Livina na faixa de preço de 45,000, não são melhores do que esse ECONO FLEX 1,8 8V. Quanto aos modelos mais caros (Grand Livina SL AT comparada com a SPIN LTZ AT) os motores 1,8 16V da Nissan, de fato são melhores que os ECONO FLEX 1,8 da GM. Mas isso pode compensado com o câmbio reescalonado do Cruze que equipa a SPIN (eu disse “pode” porque não testei nenhum dos dois carros com 07 passageiros, já que não tenho necessidade de um carro para carregar tanta gente).
Então eu estava atrás de um Sedan barato (Gran Siena, Voyage, Cobalt, e coisas do gênero)…
O Gran Siena não é vendido a pronta entrega, então tive que descartá-lo (mas fiz o test drive… o carro é bonito mas o seu desempenho me deixou frustrado, sinceramente… onde estão aqueles cavalos todos? um Fiesta Sedan 1,6 com etanol tem, pelo menos, o mesmo desempenho).
O Voyage 1,6 dignamente equipado custa entre 45 a 47 mil.
O Cobalt tem uma frente muito revolucionária (acho feia, mas sei que daqui a uns anos vou achar natural)… não agradou a minha esposa.
Não sei o que fizeram na SPIN… mas a frente dela é muito mais bonita do que a do Cobalt (ninguém pode questionar isso… ninguém pode dizer, por exemplo, que é igual ou piorou). Para mim, a SPIN é bonita. E o carro é essencialmente um Cobalt, com o mesmo preço.
Não tenho informações de consumo ainda. Na cidade, o carro responde bem com 04 pessoas dentro dele, inclusive em subidas.
O câmbio manual, longo mas preciso, foi uma grata surpresa. Para testá-lo antes de comprar fiz um test drive num Cobalt 1,4. A embreagem é a mais leve que já usei.
Comprei uma SPIN LT II MT.Até agora, estou contente com o carro. Espero que as informações ajudem os indecisos como eu.

Hoje, depois de 20.000 posso postar minhas impressões sobre o Spin.
1.Problemas apresentados:
1.1 Farol de neblina instalado pela GM não funcionava (resolvido )
1.2 Chave reserva não estava com o transponder cadastrado com a centralina do carro, o que acionava o imobilizador. (resolvido)
1.3 Guarnição plástica da parte traseira do carro tem uma presilha ou algo semelhante solta por dentro. Vibra muito e incomoda. (não resolvido)
1.4 Um dos parafusos (na verdade é uma porca) da roda dianteira direita estava espanado de fábrica. Ao tentar tirar a roda na CCS eles quebraram um dos quatro prisioneiros do cubo da roda. Tiveram que desmontar tudo para colocar novo prisioneiro e nova porca (resolvido). A coluna perdeu a cambagem... Vou ter que arrumar pofqudb

Consumo
Trânsito urbano rápido (Brasília) - 13 km/l na gasolina (o Grand Siena do meu cunhado faz 14 km/l)
Estrada - 10 a 11 km/l - cruzeiro a 120 km/h

Contras
1. Serviço nas CCS sofrível, como o de toda montadora nacional. Talvez a Honda e Toyota se safem dessa minha generalização.
2. Falta de potência para manter cruzeiro em alta velocidade. Após 4k rpm falta fôlego.
3. Consumo na estrada
4. Inexplicável falta da cobertura do porta malas. Me custou como acessório r$ 450.00
5. Estepe com pneu de bicicleta.
6. Falta de ajuste elétrico dos retrovisores na versão LT
7. Falta da abertura automática da tampa do tanque de abastecimento

Prós
1. Torque elevado em baixa rotação. O carro é surpreendentemente ágil na cidade;
2. Posição para dirigir;
3. Espaço interno. Mesmo ajeitando o banco para mim (1.86) quem vai atrás não passa aperto. O porta malas da versão LT é infinito...
4. Altura do solo
5. Consumo na cidade
6. Seguro com preço camarada
7. Manutenção supostamente fácil fora da rede autorizada
8. Som de fábrica surpreendentemente de qualidade aceitável. Faltou as saídas RCA para ligar o SUB, mas o aparelho e falantes são bons
9. Estabilidade exemplar para um carro deste tamanho e altura.

É do que lembro agora. Mas podem ir acrescentando prós e contras.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
05/11/2013, 20:44
Resposta: #2
RE: Porque um Spin
Hayman, excelente relato, é praticamente uma análise sobre a Spin!

Fundador e Administrador
Spin Clube do Brasil
Siga nosso perfil no Twitter para ajudar nossa comunidade a crescer!

Você precisa de hospedagem de site, fórum, blog ou loja virtual? Acesse https://www.essencialhost.com.br para maiores informações!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
07/11/2013, 07:24
Resposta: #3
Quando comprei a Spin ela era lançamento. Não havia muitas informações sobre ela e nem do Cobalt 1.8. Alguns sites especializados disseram que a mecânica era um lixo porque ultrapassada. O problema desse tipo de avaliação é que os motores modernos não estão tão econômicos asssim... E fazem a mesma coisa que um motor da década de 90 (família I da GM) faz hoje... Tem um teste de uma revista corajosa que colocou lado a lado o City automático e o Cobalt automático. Resultado... Praticamente empate técnico (inclusive no consumo) sendo que o City custa 12 mil a mais... Esses 12 servem para você ficar bem com a imprensa especializada e dizer que tem um motor atual, caro e que faz o mesmo que um da década de 90.

Minha maior crítica ao motor da Spin não é a falta de potência... É presença de correia dentada. Nem lembrava mais o que era isso usando a mecânica Ford.

Testei um C3 Picasso 1.6 com mecânica atualizada (flexstart) e simplesmente o carro com mais de 120 cavalos é uma lesma na cidade. E custava 55 mil a versão manual Exclusive ou Executive (não lembro). Por isso digo... Para comprar uma Spin basta fazer um test drive. Com o preço de uma Spacecross 1.6 (com motor atualizadíssimo) você leva uma Spin LT AT ou LTZ MT.

Minha Spin custou 46 mil reais. Não comprava nem um Fit 1.3 com esse valor... Veio na cor prata com farol de neblina e sensor de estacionamento como cortesia. Pechinchei muito para conseguir esse preço. O carro não é um sonho, mas não há como negar que ele atende ao que preciso. Sinto muita falta apenas do controle de cruzeiro, presente no Agile MT.
07/11/2013, 21:30
Resposta: #4
Tópico movido para a área correta!

Há, sobre a idade do motor da GM (família I): início da década de 70 com o Chevette.

Fundador e Administrador
Spin Clube do Brasil
Siga nosso perfil no Twitter para ajudar nossa comunidade a crescer!

Você precisa de hospedagem de site, fórum, blog ou loja virtual? Acesse https://www.essencialhost.com.br para maiores informações!
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
22/11/2013, 10:25
Resposta: #5
Olá pessoal.
Eu também estou bastante satifeito com a Spin, a minha é Modelo LT (básica) 2013/2014 cor branca, ganhei como brinde o sensor de ré.
O carro é ótimo, bom espaço interno, porta malas gigante e motor esperto, só o consumo que ainda não fiz a média. Mas no conjunto é um bom carro.
Vou relatando aqui as impressões do veículo com o tempo.

Um abraço a todos.

MRC
02/12/2013, 10:48
Resposta: #6
Pessoal comprei minha spin a menos de 1 mês, a minha é uma 2012/2013 LTZ Automática, com 9000Km rodados. Minha análise para compra foi a mesma da maioria, queria um carro confortável para família, e não queria pagar os absurdos cobrados pelos carros brasileiros, então achei a relação custo benefício da SPIN bem razoável, não achei bonita a traseira no primeiro momento, mas agora até estou me acostumando. Nos contras, como saí de um C4 Pallas Exclusive top de linha, sinto falta de alguns mimos como: Sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e um toque nos vidros. Mas de resto estou bem satisfeito com o carro. E minha família tbem..
14/12/2013, 22:51
Resposta: #7
Olá!
Tinha uma Megane GT 1.6, comprei por 49,5 mil em 2011, carro lascado de bom, tinha tudo que esses carrões tem: sensor de chuva, de luz, piloto automatico, controlador de velocidade, comptador de bordo cheio de funções, etc., mas era manual e o véio aqui não tava mais aguentando o trânsito infernal de Maceio, queria um at. e comprei um EcoSport (ainda tenho) 2012, at., carro espertíssimo, mas tá fora de linha. Tou querendo entrar na Spin LTZ at., para acomodar melhor a netaiada, aliás, tou querendo agora, depois de entrar neste forum e aquilatar as opiniões expendidas. O My Link da Spin não tem saida para monitores de encosto de cabeça e não quero comprar uma central multimídia e desprezar o MY LInk, que segundo dizem, é ótimo. Tem algum jeitinho?
20/12/2013, 15:36
Resposta: #8
Olá não sei te dizer se a central my link possui as saídas rca, mas em último caso tem aqueles DVD para encosto de cabeça com tela de 7 polegas, é uma opção.

Até,

MRC-MG

Sorrisão MRC - MG
Spin LT 2013/2014 - Branco Summit - Versão I
Motor 1.8 - Flex - câmbio manual
25/01/2014, 18:41
Resposta: #9
Comprei recentemente uma SPIN LTZ AT estou satisfeito com o veiculo apesar de sentir falta de algumas comodidades que eu tinha no Astra (Raramente sai da garagen agora) o unico problema que eu tive com meu veiculo foi que com menos de 24 Horas de uso Havia um amortecedor estourado que logo foi substituido tirando esse pequeno detalhe o veiculo tem uma excelente relação custo beneficio

Sandro Marinho
Spin LTZ AT 2013/2014
25/03/2014, 09:17
Resposta: #10
Comprei uma SPIN Advantage Automática, 2013/2014 retirada da concessionária dia 14/02/2014. No 1º dia andando com o carro notei 2 barulhos. Voltei na concessionária resultado:

- Barulho 1 = válvula do canister (barulho tec-tec-tec) percebido internamente, como se fosse na parte superior do motor. O fabuloso consultor técnico disse que é normal este barulho, pois se trata de uma característica do carro (que bacana! paguei 54k num carro e ganhei um barulho de brinde). Sugestão do consultor: aprender a conviver com o carro, aumentar o volume do som do rádio). Abri chamado no SAC para avaliação de um Eng ou Tec da GM sobre o barulho (estou esperando a boa vontade deles, até agora nada)

- Barulho 2 = rangido interno na parte traseira. Meus caros, parece uma bateria de escola de samba. Tem rangidos agúdos, tens barulhos em som grave, uma verdadeira sinfonia. Fiquei 3 horas na concessionária, o técnico desmontou a parte do abamento interno traseiro (totalmente plástico), e colocou alguns feltros nas presilhas metálicas. Não resolveu bulhufas...

Meus comentários: Carro nacional, pobre em acabamento (mera coincidência para nós Brasileiros né?). Internamente apenas os bancos não são de plástico, o resto?!?! bem... o carro é confortável, espaçoso, boa posição de dirigir. Motor responde bem na cidade, tem agilidade. Na estrada parece que falta potência depois dos 4000 RPM. Tem que saber andar, ter paciência para se acostumar com o carro. Câmbio automático é bom, o problema é o motor que não conversa bem com o câmbio. Até a 3ª marcha, as trocas parecem "imprecisas" ou "indecisas" sobe demais a rotação do motor, e reduz constantemente as marchas. Minha sugestão é que se dirija com pé leve no acelerador. Assim o carro tem um comportamento melhor. Consumo: Álcool cidade não mais do que 6 Km. Gasolina cidade não mais do que 7,5 Km. Na estrada ainda não testei.

Eu saí de um Nissan Tiida SL 2012 para pegar a SPIN, o nível de acabamento do Tiida, nível de ruído, e conforto nem se compara. As montadoras "importadas" tem um nível melhor dos produtos que as montadoras nacionais. GM, VW, Fiat, Ford é tudo farinha do mesmo saco.. Um dia eu volto para Nissan ou vou para Honda, Toyota. Franceses quem sabe um dia.. apesar de que são boas opções.
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Piloto automático spin não funciona Glendson 1 207 17/04/2019 13:36
Última Resposta: Marlon Silva
  Spin 2.0 M Oliver 0 492 29/09/2018 19:53
Última Resposta: M Oliver
  Spin Brenno Medeiros 2 759 05/08/2018 08:24
Última Resposta: Brenno Medeiros
  Spin falhando Fgdoering 0 658 30/06/2018 19:23
Última Resposta: Fgdoering
  Escola de samba na spin M Oliver 2 1.059 19/06/2018 16:12
Última Resposta: M Oliver
  Tava sem nada para fazer... ai ... spin Alexandro Gunther 1 973 19/10/2017 12:02
Última Resposta: Alexandro Gunther
  terceira fileira de bancos na Spin Activ. spin123 0 796 30/04/2017 02:40
Última Resposta: spin123
  Instalação de Estribo SPIN Rogerio Cabral 1 2.021 25/09/2016 23:53
Última Resposta: prhenriquejj
  Barulho Válvula Canister SPIN correa.flavio 18 19.414 05/06/2016 11:22
Última Resposta: fernando Moraes
  Lanterna traseira SPIN garciajcc 1 1.633 09/11/2015 16:03
Última Resposta: Daniel N

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes