Spin Clube do Brasil
Qual consumo da sua Spin? - Versão para Impressão

+- Spin Clube do Brasil (https://spinclube.nossoforum.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-6.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Qual consumo da sua Spin? (/thread-9.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9


RE: Qual consumo da sua Spin? - fabiosouzajr - 18/10/2016 17:42

Quanto ao consumo não existe mágica. Modelos AT com médias em volta dos 7 na cidade e 10 estrada sempre com gasolina são a norma, pequenos desvios para cima e baixo são decorrentes de uso e percurso. Aos que colocam alcool, atentem para a baixa taxa de compressão do motor (10,5:1) implicando diretamente em menor aproveitamento desse combustivel.
É um motor barato, de concepção antiga, de curso longo favorecendo torque em baixa. Vai beber mesmo! A solução para o problema é GNV, que por sinal se dá muito bem nesse motor, melhor ainda nas com cambio manual, pois o cambio vai segurar mais as marchas devido ao menor torque do gnv. O problema é amenizado com um kit de 5a geração.

Obs. isso muda tudo na versão 2017 que estreou varias alterações no motor (parece-me q sob encomenda para quem usa GNV)


RE: Qual consumo da sua Spin? - Vanoli - 12/12/2016 21:39

O consumo foi a maior decepção da minha Spin, uma Advantage 2014/15. Eu peguei ela a um ano atrás, com 7.000 km, e já fiz de tudo, até já fiz limpeza de bicos e usei militec no óleo e aditivo da Chevrolet no combustível. Eu sempre tive uma direção muito econômica, com pé bem leve, mas nada dá certo na Spin.
Na cidade fica entre 4,5 e 5,0 no álcool e entre 6,0 e 6,5 na gasolina, e percebo que o consumo aumenta com o ar ligado. Detalhe: velocidade média em torno de 18 a 19 km/h. Quando a média aumenta é porque a velocidade média aumenta também.
Na estrada já fiz médias com ar e sem ar ligado e o que percebi é que o motor é fraco mesmo. Deveria ser 2.0 ou um 1.8 totalmente renovado. A média ficou entre 8 e 8,5 no álcool e 11 e 11,5 na gasolina. A melhor média que consegui foi 12,7, andando entre 90 e 100 km/h, em estradas planas (MS). Quando quero economizar firmo nos 105 km/h. Se pisar ela bebe mesmo, e percebi que no piloto automático ela reduz para 5ª em qualquer subidinha, o que é mais um sinal de motor fraco, pois só dá para usar o piloto no câmbio manual. Se tivesse as famosas "borboletas no volante" até daria certo, mas não dá para encarar os botões no câmbio. Um verdadeiro atraso.
Eu já tentei dirigir no modo manual, mas não consegui ganhar do computador, ou seja, as médias não melhoraram. Então desisti.
Meu câmbio começou a dar uns trancos na troca das marchas e levei na concessionária. Fizeram uma atualização do programa há uns 3 meses atrás e melhorou muito. Está bem mais suave nas trocas. Mudou da água para o vinho, mas ainda não vi melhoria no consumo. Vou ver agora na estrada.


RE: Qual consumo da sua Spin? - Mauricio de Paula - 24/12/2016 20:23

Pior que alguns V6...
Em São Paulo com AR em 50% do tempo sendo automática máximo 6 com gasolina e 5 com álcool. Estrada a 110/120 Kms com AR 10 com gasolina e 7,5 com álcool, é decepcionante pó ter só 108 CV no álcool e não ser manca demais em ultrapassagens, subidas e retomadas.


RE: Qual consumo da sua Spin? - Rafa.sp - 14/01/2017 20:23

A minha faz 13,5 km/l gasolina na estrada com 7 pessoas e Jet Bag no teto de acordo com o comp. de bordo. Ela é Ltz AT 2014 e nunca rodou com alcool.
Pela minha experiência com carros flex, aprendi que nunca se deve variar de combustível se vc quiser que o motor esteja sempre trabalhando do modo mais eficiente e econômico. A injeção eletrônica demora muito a "entender" da troca e usar sempre o mesmo é a melhor opção. Quando resolvo inverter eu reseto o módulo e passo a usar somente um tipo.
Mas no caso da Spin que tem um tanque não muito grande, é preferível ficar só na gasolina mesmo.


RE: Qual consumo da sua Spin? - GIL SANTOS - 22/01/2017 21:49

Boa noite. Fiz uma pequena viagem no final de ano e a minha Spin fez dez na estrada com ar condicionado ligado.


RE: Qual consumo da sua Spin? - Daniel N - 27/01/2017 13:38

(14/01/2017 20:23)Rafa.sp Escreveu:  A minha faz 13,5 km/l gasolina na estrada com 7 pessoas e Jet Bag no teto de acordo com o comp. de bordo. Ela é Ltz AT 2014 e nunca rodou com alcool.
Pela minha experiência com carros flex, aprendi que nunca se deve variar de combustível se vc quiser que o motor esteja sempre trabalhando do modo mais eficiente e econômico. A injeção eletrônica demora muito a "entender" da troca e usar sempre o mesmo é a melhor opção. Quando resolvo inverter eu reseto o módulo e passo a usar somente um tipo.
Mas no caso da Spin que tem um tanque não muito grande, é preferível ficar só na gasolina mesmo.

Olá.

Nossa gasolina não é pura. Ela tem um parte de álcool, que varia de acordo com a determinação do governo.

Além disso, tem também a malandragem dos postos de gasolina, que misturam de tudo na gasolina.

E também, se o módulo atualmente não fosse capaz de reconhecer o combustível utilizado de forma eficiente, o motor ia bater pino e ter outros problemas. Claro que ele precisa de um tempo para fazer esse reconhecimento (no manual fala pra andar alguns km).

Abs


RE: Qual consumo da sua Spin? - apierrel - 01/02/2017 07:43

Bom dia,

Tenho uma LTZ 2016/2017 mecânica (já com o motor novo) recém comprada, e fiz o comparativo entre o consumo mostrado no computador de bordo e o real.
Foram duas medições, o carro só rodou em trânsito urbano / urbano rápido (aproximadamente 50% / 50% do tempo - Rio de Janeiro - RJ), com o ar sempre ligado, metade do tempo só comigo e metade com 3 adultos e 3 crianças.
Os resultados são os seguintes:

1ª) Computador de bordo: 11,8km/l - Real: 11,21km/l (velocidade média 29,4km/h - rodou 528,1km com 47,19 litros de gasolina comum);

2ª) Computador de bordo: 11,8km/l - Real: 11,12km/l (velocidade média 28,8km/h - rodou 541,3km com 48,66 litros de gasolina aditivada);

Pelo que vi, não dá para confiar muito no computador de bordo, pois tomei o cuidado de abastecer no mesmo posto (de bandeira e boa reputação) e mesma bomba (que tem aditivada e comum) para que não houvessem resultados distorcidos pela adulteração da bomba (muitíssimo comum aqui no RJ), o que tornaria a medição real menos confiável.
Até agora estou satisfeito com os resultados, que eu esperava que fossem muito piores depois que vi os posts anteriores, e o que eu acho que realmente fez a diferença foi o motor novo e a 6ª marcha, mas
como não entendo de carros tanto quanto vários colegas aqui do fórum, deixo as análises para vocês.


RE: Qual consumo da sua Spin? - Daniel N - 07/02/2017 13:26

(01/02/2017 07:43)apierrel Escreveu:  Bom dia,

Tenho uma LTZ 2016/2017 mecânica (já com o motor novo) recém comprada, e fiz o comparativo entre o consumo mostrado no computador de bordo e o real.
Foram duas medições, o carro só rodou em trânsito urbano / urbano rápido (aproximadamente 50% / 50% do tempo - Rio de Janeiro - RJ), com o ar sempre ligado, metade do tempo só comigo e metade com 3 adultos e 3 crianças.
Os resultados são os seguintes:

1ª) Computador de bordo: 11,8km/l - Real: 11,21km/l (velocidade média 29,4km/h - rodou 528,1km com 47,19 litros de gasolina comum);

2ª) Computador de bordo: 11,8km/l - Real: 11,12km/l (velocidade média 28,8km/h - rodou 541,3km com 48,66 litros de gasolina aditivada);

Pelo que vi, não dá para confiar muito no computador de bordo, pois tomei o cuidado de abastecer no mesmo posto (de bandeira e boa reputação) e mesma bomba (que tem aditivada e comum) para que não houvessem resultados distorcidos pela adulteração da bomba (muitíssimo comum aqui no RJ), o que tornaria a medição real menos confiável.
Até agora estou satisfeito com os resultados, que eu esperava que fossem muito piores depois que vi os posts anteriores, e o que eu acho que realmente fez a diferença foi o motor novo e a 6ª marcha, mas
como não entendo de carros tanto quanto vários colegas aqui do fórum, deixo as análises para vocês.

Que boa notícia!!!
Agora sim um motor econômico da Spin!!
AlegreAlegreAlegre


RE: Qual consumo da sua Spin? - robson pires - 16/03/2017 00:12

comprei uma 13/13 ltz aut
está com pneu/roda 215/50/17, o que dá uma variação de diâmetro de 1,9%.

Ainda não peguei estrada com ela, só na cidade com ar constante (posição 2). Tá apontando um consumo de 5 km/lt. Rodo em torno de 6 km/dia (sendo 3 ida e 3 volta) em área urbana com muito quebra molas, semáforos e trânsito. Estou um pouco assutado com esta marcação, mas não sei se é consumo real ou se a troca das rodas está deixando o computador de bordo doido.

Não sei como medir km x gasto real.


RE: Qual consumo da sua Spin? - Silvio Brito - 28/03/2017 21:30

Boa noite não sei se alguém pode me ajudar.
Eu comprei uma spin LT 17/17 em Janeiro e hoje ela está com 7,000 mil km estou com um probleminha com o consumo ela só roda na cidade e geralmente​ faz 8,5 na gasolina, e 6,0 no etanol e esses valores são bem diferentes do que o Inmetro atesta no selinho.

Não sei o que fazer ela também apresenta o conta giros sempre acelera sozinho quando vou parar o carro ou trocar de marcha.pois é manual
Se alguém tiver alguma deste ano e motor e puder me ajudar eu agradeço.